Biografia de Mme Campan

Jeanne Louise Henriette Genet Campan, nascida Henriette Genet, em 2 de outubro de 1752 em Paris e falecida em 16 de março de 1822 em Mantes, foi escritora e célebre educadora francesa.
Madame Campan recebeu uma sólida educação, estudou artes, canto e línguas, o que a levou a ser tutora das filhas de Louis XV. Após a chegada de Marie-Antoinette à corte, ela passa a camareira da rainha. Madame Campan escreveu um livro de memórias no qual relata o cotidiano da rainha e a intimidade da corte.
Após a revolução, ela retoma sua vocação de educadora e funda em Saint-Germain um pensionato para meninas, o qual se torna tão famoso que acolhe filhas de vários homens importantes, entre eles Napoleão que tendo grande admiração pela maneira como Madame Campan lidera seu pensionato a convida para dirigir o colégio Légion d’honneur, em Ecouen. Ela fica a frente da direção do colégio até 1814. Com a retomada da monarquia, Madame Campan cai em desgraça e se refugia em vários lugares até retornar à Mantes até sua morte.

Tradução do prefácio da obra De l’éducation
Trecho do prefácio da obra De l’éducation

 

Verbete e tradução publicados em 22/09/2015
Marie-Hélène C. Torres
Sheila Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s